De acordo com o que entendi lendo "nosso programa", de Flusser, finalística se trata de algo que tem um resultado predefinido, um exemplo disso foi o experimento em que fizemos uma fila de pessoas, e tínhamos que nos organizar de tal forma que as pessoas na fila ficassem distribuídas da mais alta para a mais baixa. Assim, percebesse que independente de qualquer coisa, o resultado é certo, predefinido desde o início. A fila sempre será a mesma.
A causalística, por sua vez, trata-se de causa e efeito. O resultado pode mudar de acordo com o que veio antes e, da mesma forma, o que virá a acontecer está sujeito ao que acontecerá no presente. Nesse sentido, temos como exemplo mais um experimento feito pela turma em que formamos um grande circulo, nesse circulo cada pessoa passaria uma informação adiante em forma de toque físico, com a mão ou com o pé, de forma que a pessoa seguinte repassaria essa informação e assim por diante. Mas percebe-se que se fosse apenas isso, o experimento seria finalístico, pois cada pessoa transmitiria o movimento da primeira e nada mudaria. Porém, cada integrante do circulo tinha a opção de escolher se seria "vertical" ou "horizontal", pessoas "verticais" transmitiam o movimento exatamente como foi recebido, já pessoas "diagonais", por sua vez, transmitiam o movimento de forma diferente: caso tivesse recebido o toque com a mão, o transmitiria com o pé para a seguinte. Dessa forma, o experimento estava sempre sujeito ao que aconteceria no presente, o resultado já não era previsível como em uma situação finalística.
Programática, por outro lado, é imprevisível, caótica, o resultado final independe do estado inicial. Pessoas dispostas em lugar indeterminado, cada uma andando pra onde quiser, e parando onde se sentirem confortáveis em parar. Basicamente esse foi o terceiro experimento feito pela turma. Seria impossível prever a disposição das pessoas ao final do experimento, o comportamento delas não estava, de forma alguma, predefinido pelo comportamento anterior dos colegas, e muito menos definiria o comportamento futuro dos mesmos.
Comentários
Postar um comentário