Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de abril, 2023

MHNJB: Exposição Arqueologia e Presépio do Pipiripau

     Tanto a exposição Arqueologia como a Presépio do Pipiripau foram muito interessantes e ricas culturalmente. Entretanto, o que mais me chamou atenção foram os aspectos visuais, como por exemplo as pontas de flechas usadas pelos povos indígenas mostrados na exposição e as ferramentas criadas por eles. Já no Presépio do Pipiripau, a engenhosidade dos mecanismos por trás daquela obra incrível, feita por uma única pessoa, foi algo muito impressionante. Em última análise, acredito que minha percepção acerca das exposições visitadas tenha tido enfoque muito estético, sem desconsiderar o grande valor cultural oferecido por elas.

Desenho de observação no MHNJB

 Auditório Pau- Brasil, MHNJB

Crítica Storyboard e Stop Motion

  A crítica mais relevante que meu grupo fez em relação ao trabalho aqui mostrado, relacionando o storyboard com o projeto final, foi a questão do som não conversar com as imagens, e até mesmo atrapalhar a ideia de imersão no video. Em última análise, questões menores como a não correspondência entre informações contidas no storyboard e o resultado final do vídeo são fatores a serem levados em conta, porém menos impactantes uma vez que o storyboard não precisa, obrigatoriamente, ser idêntico ao resultado final.

Desenho de observação utilizando método de medição

 

Animação Abstrata Imersiva (em trios)

 

Storyboard para Stop Motion (em trios)

 

Parágrafo sobre "finalística, causalística e programática"

     De acordo com o que entendi lendo "nosso programa", de Flusser, finalística se trata de algo que tem um resultado predefinido, um exemplo disso foi o experimento em que fizemos uma fila de pessoas, e tínhamos que nos organizar de tal forma que as pessoas na fila ficassem distribuídas da mais alta para a mais baixa. Assim, percebesse que independente de qualquer coisa, o resultado é certo, predefinido desde o início. A fila sempre será a mesma.     A causalística, por sua vez, trata-se de causa e efeito. O resultado pode mudar de acordo com o que veio antes e, da mesma forma, o que virá a acontecer está sujeito ao que acontecerá no presente. Nesse sentido, temos como exemplo mais um experimento feito pela turma em que formamos um grande circulo, nesse circulo cada pessoa passaria uma informação adiante em forma de toque físico, com a mão ou com o pé, de forma que a pessoa seguinte repassaria essa informação e assim por diante. Mas percebe-se q...

Storyboard para Stop Motion (Individual)

Storyboard que viabilize imersão, utilizando recursos finalísticos e causalísticos - tempo e imersão.  

Crítica gif animado

CRÍTICA 1: LUCAS BARBOSA PRUDENTE       Analisando de forma abstrata, o gif tem um movimento interessante de vai e vem que, junto a variação intensa de contraste, trabalham bem pra prender o olhar do observador. Composição interessante. CRÍTICA 2: ANNA CLARA TELES MATOS      Composição muito interessante. O que chama atenção e agrega muito é o contraste entre as texturas duras e cheias de linhas retas, lembrando uma estrutura de concreto, e as curvas suaves que derretem essas formas. Dito isso, vale ressaltar que o quadro branco quebra a sensação de fluidez e incomoda o olhar, dificultando o engajamento com a obra.

Parágrafo pessoal Filosofia da Caixa Preta (Flusser)

    A  leitura do livro "Filosofia da Caixa Preta" foi muito interessante. O ponto que mais me chamou a atenção foi como Flusser usa o termo "caixa preta" para se referir à tecnologia, de forma que nós fazemos uso dela sem entender-la por completo. Outro ponto interessante é a dependência criada entre humano e tecnologia, de forma que, para entender o mundo, necessitamos do uso da tecnologia.

GIF Animado individual

Dinâmica de desenhos rápidos

1 2 IMAGEM 1: Desenho rápido com sobreposição de outro desenho rápido feito por um colega. IMAGEM 2: Desenho rápido individual com um pouco mais de tempo.

P2P Photoshop Parte II (imagem síntese coletiva)

Fotos usadas na edição:  

Crítica estruturada das imagens Luz e Sombra

CRÍTICA 1: JOÃO HENRIQUE VIEIRA PIANETTI      Primeiramente, acho importante enfatizar que a composição do slide em si tem grande importância na hora de apresentar uma ideia, de forma que uma composição agradável enfatiza e harmoniza características importantes. Dito isso, nesse slide percebe-se que as imagens devem ser observadas individualmente e não como uma composição do slide em si, de tal forma que se torna menos relevante que as imagens conversem entre si. Porém, a margem da esquerda ser consideravelmente menor que a da direita incomoda, gera tensão desnecessária e deveria ter sido levado em consideração na hora de organizar o slide.     Em termos de composição, as fotos têm foco muito bem definido, dando um senso de propósito e profundidade para as fotografias. Em particular a terceira foto se torna muito interessante por trazer formas muito bem definidas nos contrastes, com um design agradável utilizando formas simples, explorando retas e curvas.  ...

Parágrafo pessoal/crítico sobre discussões IA em aula

Nas discussões em sala, um dos pontos mais recorrentes em relação as IAs foi a influência que a base de dados pela qual determinada IA foi treinada tem no que diz respeito ao que será gerado pela mesma e como isso implica na reprodução de padrões e vieses que podem reforçar, entre outros, o racismo e a hipersexualização feminina. Já no texto "A falsa promessa do ChatGPT", nota-se um foco muito grande na questão da IA como não inteligência, relacionando-a com uma grande máquina de memorização sem capacidade de pensamento moral que, em última instância, mascara as opiniões da base pela qual foi treinada atrás de uma imparcialidade que transfere a responsabilidade para seus criadores. Falta, essencialmente, a característica humana de restringir a criatividade com um conjunto de princípios éticos  afim de colocar um filtro de moralidade no que será gerado, e esse é um grande problema que as IAs ainda não conseguiram resolver.

Objeto de Papel II e ensaio fotográfico (Luz e Sombra)

 

Atividade em aula com objetos de papel, luz e sombra